Educação continuada

Faça sua doação

Vem aí o Curso de Instrumentação Cirúrgica! Ligue para (32) 3339-3548 e tenha mais detalhes!

Faça sua doação

QUANTIDADE DE VAGAS

15 vagas

PÚBLICO ALVO

Auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e demais profissionais da área da saúde.

PRÉ – REQUISITO

Maior de 18 anos com ensino médio completo. Profissionais da área de saúde em geral, desejável cursar ter o curso técnico em enfermagem

OBJETIVO

O instrumentador cirúrgico controla e fornece instrumentos a médicos e enfermeiros durante um procedimento. Também prepara o ambiente operatório, monta e desmonta equipamentos, faz a assepsia dos materiais e desempenha atividades de auxilio à enfermagem. O mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico está em expansão e segue os passos do aumento do número de hospitais e clínicas médicas espalhados pelo Brasil. Em praticamente todos esses estabelecimentos há demanda por esses profissionais

O Instrumentador Cirúrgico é o profissional que auxilia o cirurgião no ato cirúrgico. Suas atividades compreendem desde a preparação dos instrumentos até a esterilização dos mesmos.

Dentre as inerentes funções, a sua maior responsabilidade é com os instrumentos cirúrgicos e seu objetivo maior, assim como de toda a equipe cirúrgica, é a qualidade e segurança do procedimento cirúrgico.

A atuação do Instrumentador é junto à equipe cirúrgica em hospitais, clínicas médicas e cirúrgicas, ambulatórios, centros cirúrgicos e centro de material.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Anatomia e Fisiologia Humana – 40h/a

  2. Estrutura Hospitalar/Planta Física – 8h/a

  3. Noções de Microbiologia Humana: noções de doenças infecto-contagiosas; noções de infecção hospitalar – 16h/a

  4. Primeiros Socorros – 8h/a

  5. Legislação e Ética profissional: Código de ética do instrumentador cirúrgico. Biossegurança – 88h/a

Central de materiais esterilizados (CME): classificação de artigos. procedimentos cirúrgicos; Preparo e função do Instrumentador Cirúrgico; tempo cirúrgico, disposição da equipe cirúrgica. Escovação: Características dos principais antissépticos, degermação, cuidados no manuseio de instrumental cirúrgico. Contagem dos Instrumentais cirúrgicos, agulhas e fios cirúrgicos. Técnicas de Montagem de caixas cirúrgicas. Apresentação do material que compõem a mesa do instrumentador. Técnicas de instrumentação cirurgia (sinais) em diversos procedimentos cirúrgicos.

  1. Assistência ao Paciente cirúrgico. Conceitos Básicos: sondas Drenos, cateteres e curativos – 16h/a

  2. Atividade Prática: Atividade prática em centro cirúrgico supervisionada  -48h/a